Dicas para melhorar o conteúdo visual nas redes sociais

Compartilhe:

Saudações, nesse post venho dar algumas dicas de design para vocês criarem conteúdo visual para suas redes sociais.

A verdade é que nos dias de hoje toda empresa presente na internet que quer se destacar necessita criar um bom conteúdo visual.

São muitas atualizações de redes sociais, vídeos no YouTube, posts de blogs, e todo esse conteúdo visual deve ser criado, e até que enfim as empresas vem tomando conhecimento disso (ouvi um amém?).

Produzir conteúdo visual regularmente se tornou um fator chave na manutenção de uma marca de sucesso. Se você escreve para blogs, mantém um perfil no Twitter, conversa com seus clientes no Facebook, ou faz todos os itens acima, você tem que produzir conteúdo regularmente para manter sua marca envolvente e memorável pelo seu público.

Entretanto, uma vez que temos muita gente produzindo conteúdo todos os dias na internet, como podemos fazer para o nosso conteúdo se sobressaia perante os outros?

A resposta é simples: Trabalhe com conteúdo visual.

O segredo está na visualização, em chamar a atenção, em ser breve e objetivo. Fazer diferente, de uma forma que você não seja ignorado no meio de tanto conteúdo alheio que nos bombardeiam em todo momento que estamos na internet.

Pense assim: boa parte das atualizações de status parecem iguais. É claro que algumas interfaces mudam ao longo das diferentes plataformas, mas, ao final do dia em uma rede social é tudo muito parecido e sem personalidade, por isso é muito fácil ignorar o conteúdo alheio durante a navegação, nada se destaca, nada chama a atenção . Mas, se você usou uma imagem para comunicar a sua mensagem, um formato diferente, uma paleta de cor vibrante ou a aparência atraente, você tem uma chance muito maior de garantir que as pessoas parem de te ignorar e deem um boa olhada no conteúdo visual que você tem pra mostrar.

Basicamente, você pode ter o melhor conteúdo escrito, o texto mais interessante e pika das galáxias, e ainda assim, ser ignorado porque ele se parece exatamente o mesmo que qualquer outro tipo de conteúdo que as pessoas postam. Mas, quando o conteúdo é visual, ele impede que isso aconteça. Quando trabalhamos o visual, temos total liberdade para personalizar a mensagem, usar diferentes técnicas e meios para passar uma mensagem, o design é realmente uma ferramenta com infinitas utilidades em diversas áreas, inclusive nas redes sociais ;).

Então, como parte de nosso esforço para tornar todo o processo de design mais suave, mais simples e mais fácil, vamos dar algumas dicas de como criar um bom conteúdo visual para ganhar atenção que você e sua marca ou empresa merecem na internet.

E a primeira dica é….

Projete suas capas de páginas como se fossem um outdoor

Um design que funciona e uma página bonita de mídia social pode ser a diferença entre alguém que goste de sua página, ou alguém que te ignore completamente. Em redes de mídia social como Twitter, Facebook e Google+, você tem a possibilidade de personalizar uma imagem de capa na parte superior da sua página, que é uma ferramenta extremamente útil quando utilizada de forma correta.

Pense nisso do ponto de vista dos seus consumidores – eles estão navegando na web, navegando por diversos perfis de forma casual, sem compromisso, quando se deparam com sua página. Qual é a primeira coisa que eles vêem? O nome da sua marca, imagem da capa e foto do perfil. Essa é a primeira impressão do consumidor sobre você, por isso é muito importante fazer algo para que essa primeira impressão seja boa.

Então eu te pergunto, como podemos ter certeza de que tiramos o máximo proveito desta imagem de capa?

Bom, uma boa maneira de considerar a sua imagem de capa é pensar nela como um outdoor de publicidade da sua marca. Esta é sua chance de agarrar a atenção de quem passa e de despertar o interesse no consumidor, exibir a sua marca e dar a estes consumidores um incentivo para continuar vendo as postagens da sua página.

Existem infinitas possibilidade de conteúdo para capas, você pode exibir um novo produto, uma notícia nova sobre sua empresa, ou talvez alguém tenha falado bem de você deseja contar pra todo mundo. Veja como fez a The National Film and Television School em sua capa do twitter, deixando claro que é a escola de filmes número 1.

dicas-de-design-para-midias-sociais-imagem-conteudo visual

Assim como um quadro de avisos, a sua imagem de capa deve dar ao seu público uma degustação do que a sua marca é.. Há algumas maneiras de fazer isso, mas basicamente se resume em manter o seu design consistente com seu estilo e identidade de marca. Você pode utilizar uma cor icônica, um estilo distinto de criação ou um efeito de fotografia, utilize essas ideias para melhorar a identidade de suas criações.

A Empresa Target faz exatamente isso através das mídia social, usando um estilo fotográfico vibrante e alegre, e sua paleta cromática de vermelho e branco que é perfeitamente a cara da sua marca, acaba dando um gostinho do que você pode esperar deles no quesito criação.

dicas-de-design-para-midias-sociais-imagem-2 conteudo visual

Mantenha seu design simples

“Menos é mais” é um conselho comum no design, mas mesmo que você já tenha ouvido muito isso e ainda não adotou a ideia, pelo menos preste atenção nesse conselho aqui.

A mídia social é uma coisa rápida, hoje em dia as pessoas não tem muita paciência; elas se movem rapidamente e consomem conteúdo mais rápido ainda. Então, como consumidores, elas sempre são bombardeadas de informação. É por isso que é uma boa ideia manter as coisas simples quando se trata de conteúdo visual.

Sua melhor chance de criar algum conteúdo verdadeiramente envolvente que é rápido e fácil de consumir, é ser simples. Não só por ser eficaz para o engajamento dos consumidores, mas também por facilitar na hora da criação (os preguiçosos aprovam esta dica), e por quebrar suas informações em mensagens separadas (pense bem, você terá muito mais conteúdo para utilizar nas mídias sociais por um tempo maior sem se preocupar).

A Nike é um dos reis da simplicidade, com ótimas mensagens no Facebook, veja abaixo alguns exemplos, imagens legais e simples, que ela criou com poucos elementos tipográficos para peças de motivação.

dicas-de-design-para-midias-sociais-imagem-3 conteudo visual

A sua aposta mais segura no design nas mídias sociais é manter a sua mensagem simples e direta. Projete suas imagens para que elas tenham elementos objetivos e fáceis de serem reproduzidos. Por exemplo, os dois elementos que a Nike utiliza para comunicar são o cara da foto e a tipografia.

Quanto menos palavras e elementos você usar para comunicar a sua mensagem, mais forte e objetiva a sua mensagem será.

Mostre suas informações, não apenas fale sobre elas

Caso você ainda não tenha notado, nos tornamos uma cultura extremamente visual. Estamos todos consumindo imagens em todo momento, centenas e milhares delas a cada dia, sendo cada vez mais uma forma dominante de comunicação.

A raiz desse fascínio por imagens é sem dúvida a utilização da mídia social. Assim, faz sentido utilizar conteúdo visual para que sua campanha de marketing na mídia social seja eficaz.

Você tem alguma informação, dados ou imagens que deseja postar? Talvez um produto? Até mesmo algum evento que esteja acontecendo agora na sua empresa? Aproveite essas oportunidades para criar ideias de postagens. As pessoas gostam muito de ver os bastidores das coisas.

Mas, como podemos tornar nossos projetos legais, e direcionar a atenção para as informações? Bom, há uma série de maneiras que podemos utilizar para conseguir fazer isso.

Uma dica simples e funcional é a hierarquia tipográfica. Durante a criação, deixe os termos mais importantes com dimensões maiores que os demais. Faça com que seu “70% de desconto” seja algo bem visualizado colocando ele em negrito e deixando como o elemento dominante em sua criação. Confira este exemplo da Submarino que divulga os números do desconto do subday em letras grandes e em negrito, e já aproveita também para divulgar a promoção do kit de livros com um bom destaque no preço. Com certeza para atrair qualquer um interessado em aproveitar uma promoção dessas (infelizmente a promoção já foi encerrada, mas serve de exemplo).

submarino-exemplo conteudo visual

Construa Narrativas Visuais

Aquela história de marca sem visual e sem graça só querer vender, vender e vender está chegando ao fim. Agora, nós esperamos ver mais, queremos ser tocados emocionalmente. Nos envolvemos sentimentalmente com as marcas, nos relacionamos com a mensagem e ela constrói e promove uma personalidade, como se fossem humanos.

Suas redes sociais são oportunidades fantásticas para você construir essa personalidade e história para a sua marca. Os consumidores querem se conectar com você, por isso é de grande interesse seu que isso aconteça através da construção de uma personalidade para a sua marca, utilizando claro, de elementos visuais.

Se você quer ser visto como uma marca natural, de espírito livre e ambientalmente amigável? Considere o uso de algumas fotos da natureza e ao ar livre, para aumentar a percepção de que a sua marca se preocupa com o meio ambiente..

A marca de cuidados pessoais Kiehl conta uma história bastante sólida e com personalidade por meio da mídia social. A empresa construiu uma marca que gira em torno do fato de que seus negócios estão num caminho desde 1851, para que eles consigam transmitir isso, eles utilizam um tom vintage, reforçado por imagens antigas e tons sépia nas comunicações do dia-a-dia.

dicas-de-design-para-midias-sociais-imagem-4 conteudo visual

Mesmo que seu público provavelmente não pensa muito sobre o figurativo que está sendo exibido, certamente eles vão inconscientemente associar a comunicação com a idade e sabedoria por conta da comunicação visual.

Uma cuidadosa seleção de imagens e tipografia pode ajudá-lo a construir uma personalidade distinta para a sua marca, as vezes não precisamos de muito para fazer isso.

Inclua chamadas fortes que levam à ação

Então, o que é uma chamada à ação?

Se você se sentar e assistir a um anúncio de televisão, especialmente um comercial, eu garanto que você vai ouvir várias chamadas para a ação.

Um apelo à ação é um pedaço de texto que seduz o público a fazer um movimento para comprar / consumir seu produto. Alguns dos mais comuns são “Compre agora”, “Procure nossa loja mais próxima”, “Promoção só hoje” etc. Mas, uma boa chamada para ação não é apenas sobre as palavras usadas. Lembre-se somos visuais, por isso é mais importante do que nunca complementar essa chamada com uma comunicação visual adequada.

Então, o que faz uma boa chamada de ação e como você pode implementa-la em seu projeto de mídia social? Eu tenho três pontos principais que geralmente fazem sua chamada ser uma ação eficaz.

Primeiro de tudo, uma chamada para a ação deve ser envolvente. Deve fazer as pessoas pensar sobre si mesmo, a marca ou produto, você pode conseguir isso através de imagens e textos. Use palavras e imagens para apelar às emoções dos seus consumidores – seja nostalgia, humor, alegria ou tristeza, encontre uma emoção e construa a sua comunicação em torno dela.

Confira este exemplo 1-800-Flowers que usa o sentimentalismo para apresentar o seu produto. Uma imagem simples e uma fonte manuscrita dá a esta chamada à ação um toque pessoal e feminino. Uma imagem super envolvente e eficaz que pode funcionar com quase todo mundo (Afinal, todo mundo tem uma mãe que quer se sentir amada).

Encontre um ângulo emocional e use para chamar o seu público para a ação.

conteudo-visual-1 conteudo visual

Mas, você também precisa ser realista – não diga “Compre agora e este produto irá mudar sua vida inteira” se ele provavelmente não vai. Além disso, não mostre o seu produto fazendo ou alcançando alguma coisa que você sabe que ele provavelmente não pode. Uma promessa honesta e razoável é a maneira mais eficaz e atraente sempre.

Este exemplo da G-Star Raw (marca que recicla plástico do oceano em peças de vestuário) mantém as coisas realistas e muito eficazes. A idéia de transformar lixo oceânico em algo “fantástico” é uma meta alcançável. Com uma hierarquia distinta dada à expressão “oceano”, “plástico” e “fantástico” (no anúncio está em inglês), os principais elementos da mensagem são instantaneamente traduzidos para o consumidor.

conteudo-visual-2 conteudo visual

E, finalmente, uma boa chamada para a ação deve ser exclusiva. Usar “Compre agora” é um pouco sem graça, banal e não faz com que haja qualquer resposta emocional ou desejo de agir nos consumidores, a não ser que seu texto anterior à chamada tenha sido muito persuasivo. Tente pensar de uma maneira nova para motivar os seus consumidores. Faça a sua chamada à ação original, talvez um pouco engraçada, para torná-la instigante e criativa.

Mantenha-se atento para chamadas de ação que costumam funcionar durante o tempo que você testa. Tente descobrir o que funciona com seu público, seria a simplicidade da criação gráfica, a utilização de hierarquia das palavras, ou até mesmo a forma de escrever o texto que acompanha a imagem? Separe os exemplos mais eficazes que você teve, em seguida, redirecione a comunicação para um padrão que funcione com seu público e que defina sua personalidade de marca.

Projete conteúdo visual específico para cada plataforma

Não existem dois sites de mídia social exatamente iguais, isso eu sei que vocês também sabem. Há regras e costumes que pertencem a cada plataforma, mas há também algumas diferenças mais técnicas – a mais comum delas são as dimensões e tamanhos de imagem.

Alguma vez você de bobeira no twitter, viu um tweet que tem uma imagem que cortou o texto, e você teve que clicar sobre a imagem ou link para ver a imagem inteira. As vezes parece que apenas ter que clicar em uma imagem para vê-la inteira não parece ser um grande trabalho, mas garanto que um monte de gente não vai se preocupar em fazer isso, então o seu conteúdo visual impressionante e super bem bolado foi mais uma vez ignorado.

Por exemplo, o corte no tweet da Maybelline fez com que ela perdesse bastante informações, como as cores dos batons que eram uma das informações mais importantes para os consumidores.

conteudo-visual-3 conteudo visual

Outro caso frequente de visual sendo escondido pelas dimensões padrões de uma mídia social são as capas de Facebook . Eu tenho certeza que você sabe que a sua imagem de perfil sobrepõe o canto inferior esquerdo da sua foto da capa, de modo que o espaço do canto é desperdiçado.

Embora essas dimensões de design de interface podem arruinar a sua imagem de capa, da para trabalhar elementos de forma que você consiga criar algo eficaz. Confira a maneira que National Geographic ampliou sua imagem de capa utilizando a imagem de perfil, criando um projeto o uniforme entre imagem de capa e imagem de perfil.

conteudo-visual-4 conteudo visual

Trate suas imagens bem e deixe que elas funcionem em todas as mídias, redimensionar uma imagem é um trabalho rápido de se fazer que vai te dar muito mais resultados.

Com essas dicas, penso que você já tenha entendido que a utilização de imagens em mídias sociais é de extrema importância e que as possibilidades de uso delas são infinitas. Espero ter ajudado quem está entrando nesse mundo de conteúdo visual online e fico a disposição pra trocar uma ideia e sanar as dúvidas de quem tem interesse.

Não esqueçam de comentar e compartilhar com seus amigos criadores de conteúdo.

Abraço e até o próximo artigo.

Fontes: National Geographic, Maybelline, Submarino, G-Star Raw, 1-800-Flowers, Kiehl’s, NFTS, Target e Nike

O que achou do Artigo? Conta aí!

Onde me encontrar

Top