Guia de tamanho de imagens para mídias sociais

Caso você esteja procurando o tamanho novo de layout do Facebook de 2016, você encontra aqui abaixo:

[Mockup] Novo Layout de Página do Facebook para Download

 

Sabemos que é sempre uma pressão enorme se manter ativo em toda essa diversidade de plataformas de mídias sociais, e mais difícil ainda manter-se atualizado à todas essas tendências e técnicas que vivem mudando com as atualizações que acontecem frequentemente no mundo digital. Uma dessas mudanças frequentes está envolvida com o tamanho das imagens que utilizamos, por isso disponibilizarei aqui um guia de tamanho de imagens para mídias sociais, a fim de ajudá-lo nesses detalhes que se diferem tanto de uma rede social para outra.

Gostem ou não, as redes sociais vieram pra ficar, e os empresários, designers, comerciantes e outras pessoas que utilizam a internet e as redes sociais para se comunicar estão tomando conhecimento dessa importância. Mas você sabe por que?

A mídia social é uma ferramenta extremamente útil no mundo dos negócios. Você pode aumentar o reconhecimento e a fidelidade de marca, conectar com os clientes potenciais ou atuais, fazer propaganda de produtos e promoções, compartilhar conteúdo útil e/ou inspirador e por aí vai. Existe uma extensa gama de opções para a boa utilização das mídias sociais, e o melhor de tudo, começar nessas plataformas é de forma gratuita, exigindo apenas um investimento de um pouco de tempo e criatividade – o que pode acabar rendendo de grandes maneiras.

É importante notar que o compartilhamento de conteúdo visual na mídia social pode ser particularmente eficaz para aumentar o envolvimento com seu público. O problema é que esse conteúdo visual nem sempre é fácil de se criar, e, dentre as dificuldades encontradas está o tamanho das imagens para mídias sociais, que variam muito de plataforma para plataforma.

De acordo com HubSpot:

  • Mensagens do Facebook que contém principalmente fotos representam 87% das interações no site. (Fonte: eMarketer)
  • Tweets com imagens recebem 18% mais cliques, mais 89% de favoritos, e 150% mais retweets do que aqueles sem imagens. (Fonte: Buffer)
  • Mesmo tweets que têm apenas um link para uma foto ou um vídeo recebem um impulso nos retweets em média 35% e 28%, respectivamente. (Fonte: Twitter)
  • Em 2014, 70% dos profissionais de marketing utilizaram de conteúdo visual para aumentar a quantidade de visualizações nas mídias, como infográficos e memes. Conteúdo visual também ficou em primeiro lugar entre os tipos de conteúdo que empreendedores e comerciantes querem entender e aprender melhor. (Fonte: Mídia Social Examiner)

Além disso, as redes sociais centradas em imagens sofreram um grande crescimento na internet, de modo que nunca é tarde e não existe um melhor momento para começar a criar suas próprias imagens para mídias sociais e começar a postá-las.

Acima de tudo, a sua primeira preocupação deve ser a forma com que seu conteúdo visual está sendo visto pelas pessoas, isto é, será que as dimensões estão corretas? nada está cortado ou difícil de ler? esticado ou fora de proporção?

Mas não estou aqui pra fazer você forçar o seu cérebro tentando lembrar quantos pixels colocar no tamanho de sua imagem, ou vasculhar o código fonte de cada site para obter as informações de tamanho (sim, eu já fiz muito isso). Em vez disso, construí um guia de tamanho de imagens para mídias sociais que vocês podem utilizar como uma “cola” para saber o tamanho de imagem para as principais mídias sociais. Só conferir logo abaixo, e no final do artigo, estarei disponibilizando o mesmo para download em alta resolução pra facilitar sua vida.

infografico-guia-de-tamanho-de imagens para mídias sociais

Transcrição do Infográfico Guia de Tamanho de imagens para Mídias Sociais

Facebook

01 – Capa Facebook

Tamanho: 851 x 315 px;

Uso de imagens em PNG ou JPG, sendo que PNG não perde qualidade durante o upload.

02 – Avatar Facebook

Tamanho: 160 x 160 px;

Tamanho visualizado é de  160 x 160 px, entretanto o tamanho mínimo de Upload é 180 x 180 px.

03 – Imagem do Post do Facebook

Tamanho: 1200 x 900 px;

Aconselhável 1200 x 900 px, mas também é viável utilizar tamanhos quadrados como 800 x 800.

Google Plus

01 – Avatar Google Plus

Tamanho: 250 x 250 px;

O Tamanho do avatar é de 250 x 250 px e é mostrado em círculo, então, cuidado com os cantos para não cortar a imagem.

02 – Capa Google Plus

Tamanho: 1240 x 700 px;

O tamanho da capa é grande, então se certifique de usar uma imagem com alta qualidade.

03 – Imagem do Post Google Plus

Tamanho: 497 px de largura;

As imagens postadas aparecem com 497 px de largura, geralmente quadrada ou retangular.

Twitter

01 – Capa Twitter

Tamanho: 1500 x 500 px;

Capa retangular com tamanho de 1500 x 500px e o uso de imagens em PNG ou JPG.

02 – Avatar Twitter

Tamanho: 200 x 200 px;

Tamanho de visualização 200 x 200 px, tamanho de imagem para upload 400 x 400 pixels.

03 – Imagem do Post Twitter

Tamanho: 1024 x 512 px;

No feed as imagens aparecem com 505 x 253 px e após clicadas elas expandem.

Tumblr

01 – Avatar Tumblr

Tamanho: 128 x 128 px;

Upload da foto do avatar com no mínimo 128 x 128 pixels.

02 – Imagem do Post Tumblr

Tamanho: 1280 x 1920 ( tamanho máximo na dashboard);

O padrão de tamanho exibido no feed é 500 x 750 px. Entretanto como há customização nos temas, o tamanho de imagens pode variar muito.

Os formatos mais utilizados são PNG, GIF e JPG.

YouTube

01 – Avatar YouTube

Tamanho: 98 x 98 px;

Visualmente possui 98 x 98 px. Mas é recomendado utilizar uma imagem de 800 x 800px.

02 – Capa YouTube

Tamanho: 2560 x 1440 px;

Imagem muito grande visto que também é utilizada para o YouTube TV. É uma parte importante do canal, faça bom uso da capa para agradar visualmente seu público. De preferência imagens no formato JPG, PNG, ou GIF (não animados).

LinkedIn

01 – Capa LinkedIn

Tamanho: 1400 x 425 px;

A foto de capa é opcional.  E pode ser difícil encontrar uma foto em que as dimensões se adaptem. Nas páginas de empresas a foto de capa possui 646 x 200 px, o que facilita um pouco.

02 – Avatar LinkedIn

Tamanho: 500 x 500 px;

A imagem do perfil da página pessoal possuí 500 x 500 px. Já nas páginas de empresas o logo possui 100 x 60 px. Portanto é bom que sua logo tenha uma boa legibilidade em aplicações menores.

FONTES: HubSpot, Twiiter, Google Creator Academy

O que achou do Artigo? Conta aí!

Onde me encontrar