7 Dicas para melhorar as vendas de seu site ou blog

Compartilhe:

E aí galera, como estão? Hoje eu vou falar de como melhorar as vendas em seu site, landing page ou blog.

O que acontece é que durante meu trabalho, o que eu mais ouço dos clientes é que eles querem melhorar seus sites, blogs ou landing pages para vender mais.

Mas, e aí? Será que tem jeito de melhorar as vendas em um site mudando sua estrutura, design e criando estratégias? Claro que sim! Meio obvio, né?

No mundo do marketing digital é bem comum ouvir a palavra “conversão”. Conversão seria a realização de uma ação que você deseja em seu site, como vendas. Por exemplo: Se 100 pessoas acessarem meu site e 3 delas comparem meu produto, logo, minha conversão será de 3%. Fácil né?

Mas atingir uma porcentagem alta de conversão não é tão simples assim, fatores como design, usabilidade, atendimento, comunicação ou o próprio produto, interferem na sua conversão em vendas. Claro que na maioria das vezes não podemos mudar a forma com que o cliente é atendido ou mudar o produto que uma pessoa ou empresa vende, mas podemos trazer uma experiencia melhor pra quem busca pelo produto em um website.

Desta forma irei mostrar algumas dicas que atualmente são muito utilizadas para melhorar as vendas em um site, nem que for só um pouquinho, o que já ajuda. Vamos para a primeira dica.

1 – Ofereça um presente antes de realizar vendas

Pode parecer apenas um gesto simpático e amigável oferecer um presente para um futuro cliente. Mas na verdade, essa é uma técnica de persuasão bastante eficaz, que se baseia na regra da reciprocidade, aquela história do “dar para receber”.

Por mais óbvio que pareça, ser bom para alguém oferecendo uma pequena gentileza pode fazer com que o gesto volte ao seu favor mais cedo do que você imagina.

Existem diversas maneiras de oferecer um presente para melhorar as vendas. Por exemplo:

E-books: Você pode criar e-books de assuntos relacionados com seu site, tirando dúvidas ou dando dicas para seus clientes a fim de que eles confiem mais no seu potencial e, consequentemente, trocando esse e-book por e-mails a fim de criar uma lista de e-mails e manter um relacionamento com os clientes.

Teste de Produto: Se o seu produto for uma assinatura ou um curso por exemplo, faça como a Netflix e deixe que seus clientes façam testes antes.

Bônus: Você também pode complementar as vendas inserindo outros produtos menores de brinde para quem compra seu produto, como a participação de um hangout online com você para tirar dúvidas ou até mesmo uma consultoria.

melhorar as vendas presente

2 – Utilize de Prova social para falar de seus produtos

Ter uma prova social é uma ótima tática de persuasão que é diretamente aplicável no aumento das taxas de conversão. Quando você vê que as pessoas estão falando bem do seu produto você pode criar depoimentos com isso e reforçar a chamada para uma ação de compra, etc.

Peça depoimentos para seus clientes, faça com que eles falem das qualidades dos seus produtos. Pode ser em vídeo ou foto, as pessoas levam a opinião das outras pessoas em consideração na hora de adquirir um novo produto.

Uma estratégia para conseguir muitos depoimentos é oferecer um premio para o melhor depoimento, assim as pessoas vãos e esforçar para criar o melhor depoimento possível.

melhorar as vendas prova social

3- Fale para seu público e não para todo mundo

Você está tentando atingir todo mundo ou somente seu público alvo? Uma das formas de melhorar a conversão é ser sincero e destacar para quem o seu produto se destina. Este blog por exemplo, é destinado à empreendedores digitais e designers.

Ao utilizar essa forma de comunicação você cria uma sensação de exclusividade para esse nicho. O risco dessa estratégia é que algumas vezes, restringe potenciais clientes de outras área. Por outro lado, o seu custo de divulgação também será menor, pois será mais segmentado.

melhorar as vendas nicho

4 – Seja direto nas ações e não crie indecisões

Quando falamos com pessoas, muitas vezes você percebemos uma determinada incerteza por uma voz mais baixa ou algum tremor durante a fala, o que não transmite confiança. Na internet acontece a mesma coisa.

Tente não terminar mensagens de vendas com pontos de interrogação, termos como ‘talvez” “interessado?” “quer?” “Tem certeza?”.

Nesse momentos você tem que ser confiante, portanto confie no seu produto e seja mais autoritário e convincente possível na hora de dizer o que os usuários devem fazer.

melhorar as vendas ser direto

5 – Venda benefícios e não recursos

As pessoas tendem a se importar menos com os recursos do que com os benefícios de um produto. Benefícios carregam com eles o valor mais bem definido. Chris Guillebeau em “The $ 100 Startup” escreve que as pessoas realmente se preocupam com mais com: Amor, dinheiro, aceitação e tempo livre, ou até mesmo desejam menos stress, menos conflito, menos aborrecimento e menos incerteza.

Ao mostrar características de seu produto, não diga o que ele realmente faz como função, mas sim, como essa função pode curar uma dor para o usuário. Você vende um curso sobre produtividade? Então diga para seu cliente “eu vendo um curso que te dará mais liberdade e tempo livre”.

melhorar as vendas beneficios

6 – Repita sua ação principal mais de uma vez

Repetir uma ação principal é uma técnica mais aplicada em páginas longas. De certa forma você não quer repetir 10 vezes a mesma oferta em uma página e deixar seus usuários frustados e de saco cheio. No entanto, as páginas longas estão fazendo com que a ideia de deixar tudo “apertado” em cima da linha de dobra (parte que você vê primeiro antes de rolar o mouse em uma página de website) desapareça.

As pessoas sabem que podem rolar a página e acessar novos conteúdos, portanto não faz mal ter uma chamada para ação na parte superior e outro na parte inferior de sua página. Quando as pessoas chegarem ao final de sua página, elas irão parar e pensar no que fazer, e é aí que você terá uma chance a mais para fechar um bom negócio.

melhorar as vendas repetição

7 – Utilize um layout com apenas uma coluna em vez de múltiplas colunas

Quando um layout com apenas 1 coluna é utilizado você possui mais controle sobre a direção do usuário. Você consegue orientar os leitores de uma maneira bem mais previsível levando em
conta o sentido de leitura ocidental, esquerda para direita, cima para baixo. Se considerarmos que a utilização de muitas colunas pode ser uma distração para um objetivo principal ao final da
página, torna-se interessante orientar as pessoas com apenas uma coluna de texto, e oferecer uma ação de destaque em seu término, como um botão, seguindo o mesmo sentido.

melhorar as vendas uma coluna

Chegamos ao final das dicas por hoje. Existem diversas outras formas de melhorar as vendas de um website, landing page ou blog. E a dica final e que não deve ser ignorada é TESTE, teste cada uma dessas dicas, de preferência uma por vez utilizando de testes A/B.

Em breve irei compartilhar com vocês dezenas de outras dicas para que possam melhorar seus sites, blogs, vendas, design, enfim…Tudo que eu puder ajudar, inclusive terei um curso sobre design para conversão no portal do Eleve Seu Negócio, portanto fiquem de olho ;D

Mas dessa vez ficamos por aqui.

Um abraço e até o próximo artigo!

O que achou do Artigo? Conta aí!

DÚVIDAS, SUGESTÕES OU CONVERSAS PARALELAS?

(ACEITO RECEBER RECOMENDAÇÕES DE SÉRIES, TAMBÉM.)

Top