YouTube: Dicas para Otimizar seu Canal

Olá aqui é Wellington e, ultimamente venho trabalhando com otimização de alguns canais de YouTube na agência. Com base no que aprendi e testei, decidi desenvolver esse post para aqueles que já possuem canal ou querem criar um tirando o melhor proveito possível. O Objetivo desse artigo é mostrar como otimizar seu canal para que ele receba mais visualizações.

Esse post é uma adaptação das indicações do próprio Senhor Google. Caso necessite saber mais sobre como otimizar seu canal, você pode acessar a Escola de Criadores de Conteúdo, onde tem dicas excelentes pra quem tá querendo começar uma carreira de web celebridade e tal.

A enrolação já está acabando, até mais e boa leitura 😉

Por onde começar otimizar seu canal do YouTube?

Você criou aquele canal, teve aquela super ideia genial e depois que produziu aquele vídeo criativo e ideal para seu público, acabou por sentar e assistir o número de visualizações aumentar, certo?…. Nem sempre…

Existe muito conteúdo bom no YouTube, e ter a ideia de produzir um vídeo é apenas metade da sua batalha. As pessoas precisam encontrar seu vídeo e se interessar em assistir ele, caso contrário, de nada valeu passar todo o trabalho escrevendo um roteiro, gravando e editando o vídeo. Não basta apenas criar um bom vídeo para o YouTube, tem que otimizá-lo, para que as pessoas o encontrem e possuam interesse em clicar pra assistir.

Analisando algumas dicas fornecidas pela equipe da Google eu criei esse post, que funciona como um guia de otimização para canais do YouTube, ou seja, um guia para entender bem como o público descobre e interage com seus vídeos usando as ferramentas disponíveis no YouTube, e algumas dicas simples pra facilitar sua vida.

Vou dividir as seções desse guia em metadados, miniaturas, anotações e, por fim, organização de layout do canal. Algumas tarefas são simples, outras acabam por exigir um pouco mais de conhecimento em alguns softwares de edição de imagens e uma maior exploração das opções que o YouTube fornece.

E ainda, pra ajudar aqueles que não conseguem visualizar os elementos de um canal do YouTube na cabeça, criei um simples guia dos elementos de um canal que você pode estar consultando enquanto lê o artigo, que está logo abaixo.

GUIA-DE-ELEMENTOS-DO-CANAL-YOUTUBE otimizar canal do youtube

Metadados

Um dos primeiros pontos para se analisar depois de criar seus vídeos são os chamados metadados, que nada mais são que os títulos, tags e descrições otimizadas para seu conteúdo de vídeo do YouTube.

Os metadados ajudam o YouTube a indexar seu conteúdo, desta forma seus vídeos são encontrados mais facilmente na busca orgânica, consequentemente aumentando o número de visualizações.

Outro ponto é que com os metadados otimizados a chance de seu vídeo aparecer como vídeo relacionado em canais que possuem conteúdo semelhante também aumenta.

Títulos

Os títulos dos vídeos ajudam o público e o próprio sistema de busca do YouTube a conhecer mais o seu conteúdo. Por isso, não se esqueça de incluir palavras-chave relevantes que ajudam a descrever seu conteúdo no título de seu vídeo.

Segue algumas coisas que devem ser consideradas.

  • Inclua palavras-chave descritivas e relevantes no início de um título do vídeo do YouTube.
  • Exiba os números dos episódios no final do título, quando apropriado – exemplo, caso você possua vídeos que seguem uma série, é aconselhável numerá-los para que o usuário se encontre mais facilmente quando querer lembrar onde parou.
  • Mantenha os títulos curtos para que no compartilhamento e no próprio YouTube eles não sejam cortados por causa do grande número de caracteres.
  • Sempre represente seu conteúdo de forma objetiva. Títulos enganosos podem fazer com que o público clique no vídeo mas abandone o mesmo, o que causa impactos negativos nas visualizações e no tempo de exibição.
  • Crie títulos que reforcem as respectivas miniaturas. Juntos, eles devem contar uma história coesa e que leve o usuário a clicar neles. – Um ótimo exemplo é o canal Nerdologia, que inclui imagens nas miniaturas fazendo referência ao título do vídeo.
  • Atualize os títulos para que permaneçam relevantes e continuem a atrair visualizações ao longo do tempo. – Neste caso é aconselhável atualizar termos de acordo com as tendências da web que mudam constantemente.

titulos otimizar canal youtube

O canal Jovem Nerd é um bom exemplo quando se trata inclusão de palavras-chave no título do vídeo, número de episódios da série no final do título, e de miniaturas que complementam o assunto do vídeo.

Descrições

Assim como o título, o campo de descrição do vídeo é um bem valioso. Ele ajuda o público e os sistemas de busca do YouTube a entenderem do que se trata seu conteúdo.

Apenas as primeiras frases da descrição aparecerão nos resultados de pesquisa, então, faça valer a pena.

  • Descreva de forma precisa o vídeo utilizando de uma a três frases concisas na parte superior. – As três primeiras frases são importantes pois são elas que aparecem quando seu vídeo é compartilhado ou quando alguém procura por ele.
  • Inclua palavras-chave relevantes em sua descrição que podem ajudar na descoberta do conteúdo.
  • Adicione links que melhoram a experiência do usuário, como links para se inscrever, links de vídeos relacionados, playlists, links pro seu site/blog etc.
  • Use o recurso de “metadados padrão”, para criar modelos de metadados facilitando sempre que você precisa incluir uma descrição em um novo vídeo.

Tags

Tags são palavras-chave descritivas que ajudam os sistemas de buscas do YouTube a exibir seus vídeos para novos públicos.

Crie tags únicas, personagens e nomes  importantes do vídeo (ex: Psy, Gangnam Style, dança etc).

Além disso, inclua um conjunto de tags padrão que pode ser aplicado em todos seus vídeos para ajudar a explicar de que se trata seu canal (ex: Fotografia, Design, etc).

  • Inclua algumas tags específicas ao vídeo e outras tags relevantes, porém mais generalizadas que referem-se ao seu canal como um todo.
  • Use apenas a quantidade de tags suficiente para descrever seus vídeos de forma precisa e completa, não precisa deixar o dicionário todo lá.
  • Atualize as tags do vídeo quando surgirem tendências de audiência novas e relevantes.
  • Inclua as palavras-chave de seu título nas tags do vídeo.
  • Use aspas (“) para transmitir tags com mais de uma palavra (ex: “Game of Thrones”)

Dica: se você tiver vídeos mais antigos que não contam com metadados adequados, atualize-os com informações relevantes. Com isso, mesmo os vídeos que são publicados há muito tempo podem ser descobertos.

Otimização das miniaturas (thumbnails)

Essa é uma das partes que eu mais gosto, já que acaba envolvendo uma questão mais visual de um canal de YouTube.

O ideal é criar miniaturas personalizadas para seus vídeos que representem precisamente o conteúdo. – Como já citado anteriormente o exemplo do Canal Nerdologia.

Miniaturas funcionam como pequenos anúncios de marketing para seus vídeos, atraindo espectadores de forma visual para o conteúdo e induzindo-os a clicar nele para assisti-lo. Muitas pessoas leem o título do vídeo na própria miniatura, então é bem comum as pessoas repetirem o título do vídeo na miniatura.

Elabore as miniaturas personalizadas de vídeos novos e atualize as miniaturas de vídeos antigos – É importante notar que algumas vezes o YouTube demora mais de 24 horas para exibir uma atualização de miniatura.

Miniaturas aparecem em tamanhos e formatos diferentes em todo tipo de plataforma. Então crie uma imagem que seja exibida, não importando o tamanho da tela. – Pense nos dispositivos pequenos como celulares, não faça o usuário passar trabalho forçando a visão pra ver o que está sendo mostrado, a ideia aqui é ser claro.

Diretrizes visuais para miniaturas do YouTube (Thumbnail)

  • Imagem clara, com bom foco e alta resolução, no mínimo 640 px x 360 px , mas é aconselhável utilizar 1280 px x 720 px.
  • Imagem com alto brilho e contraste. – Quando tiver textos na miniatura, certifique-se de que está muito bem legível.
  • Close de rostos. – Se tem uma coisa que funciona na internet são anúncios que utilizam rostos, e isso não é diferente para as miniaturas do YouTube.
  • Imagens visualmente atraentes.
  • Bem focadas e com boa composição.
  • O objeto que representa o vídeo se destaca do plano de fundo. – Em canais de Vlogs, é bem comum notar efeitos onde a foto do ator se destaca do fundo por meio de uma sombra projetada ou uma borda branca no recorte da foto, por exemplo.
  • Boa aparência em tamanhos pequenos e grandes de telas.
  • Representa o conteúdo com precisão.

Dicas Gerais para facilitar sua vida

  • Quando estiver filmando um vídeo, aproveite para tirar as fotos do vídeo, assim as miniaturas vão ficar com uma qualidade muito melhor do que se você utilizar um Print Screen do vídeo.
  • Sempre envie as miniaturas personalizadas com o arquivo de vídeo. – Elas até podem ser inclusas posteriormente, mas algumas vezes elas demorarão para serem exibidas pelo YouTube.
  • Faça miniaturas que reforcem os títulos de seus vídeos. Fazendo com que o título e a miniatura contem juntos uma só história.
  • A miniatura não deve ser sexualmente provocativa, entendido?

miniaturas-youtube-porta-dos-fundos otimizar canal youtube

O Canal Porta dos Fundos utiliza miniaturas claras, que repetem o título do vídeo e fazem referência ao ator do vídeo como o elemento principal. Note também que estas miniaturas são legíveis mesmo em tamanhos pequenos.

felipe-neto-miniaturas-youtube otimizar canal youtube

Já o Felipe Neto, utiliza de bordas brancas para destacar os elementos principais da miniatura.

Anotações

As anotações são textos clicáveis que ficam em cima dos vídeos do YouTube. Elas podem ser usadas para estimular o engajamento, fornecer mais informações no vídeo e ajudar na navegação do canal – ou até pra fora dele. Seja criativo!

Você pode utilizar as anotações em seus vídeos para aumentar a visualização, o envolvimento, e a quantidade de inscritos no seu canal.

As anotações são exclusivas do YouTube. Elas podem direcionar espectadores para mais conteúdo ou aumentar as ações em seus vídeos.

Usos mais comuns das Anotações

  • Pedir aos espectadores para clicar em “gostei”, adicionar como favorito ou compartilhar um vídeo.
  • Fazer uma pergunta específica para aumentar a participação do espectador. – Um exemplo são os canais que perguntam para seu público sobre quais assuntos eles gostariam de assistir um vídeo.
  • Criar um índice para vídeos longos – Principalmente aqueles álbuns de música em um vídeo ou aquele vídeo de TOP 10 do seu Canal.
  • Vincular a outros vídeos de uma série – “Se você não assistiu o vídeo anterior, pode assistir clicando aqui”.
  • Tornar determinadas áreas do vídeo clicáveis e interativas – Para um link de site, blog, loja, rede social e afins.
  • Direcionar espectadores de vídeos antigos para algum vídeo com conteúdo atualizado.
  • Coloque “easter eggs” escondidos ou jogos interativos em seus vídeos. – Aquela informação secreta, escondida, que só quem acha a anotação poderá ver.
  • Adicionar um texto de esclarecimento em uma parte específica do vídeo. – Você citou um termo não muito usual, utilize a anotação para explicá-lo melhor.

Práticas recomendadas para anotações

  • Evitar anotações na parte inferior do vídeo, pois o anúncio sobreposto do vídeo pode ocultá-las.
  • Também evite anotações muito ao topo do vídeo.
  • Não esconda o conteúdo principal. As anotações devem somar para o entendimento e não atrapalhar o que o espectador tá vendo.
  • Não bombardeie o espectador. Sério, menos é mais, lembra de como era o Orkut?… Então…
  • Quando for apropriado, configure as anotações para abrir uma nova janela por meio de um clique para seu site, por exemplo. Mas cuidado, não faça o espectador ir embora muito cedo sem assistir seu vídeo.
  • Repita as pechinchas de “inscrição” e de likes no final do vídeo usando anotações.
  • Aprenda a usar o Analytics. Assim você saberá quais anotações estão auxiliando e quais estão atrapalhando seu vídeo.
  • Tenha bom senso.

miniatura-video-youtube-mascos-castro otimizar canal youtube

O canal Castro Brothers utiliza anotações no final e no início do vídeo para indicar que o usuário assista outros vídeos e continue sua jornada pelo canal.

Seja criativo! A anotação é um recurso super flexível do YouTube, e ainda existem muitos usos a serem descobertos que as pessoas não fizeram.

Otimização de aparência do Canal

Uma página do canal bem organizada e bonita, deixa as coisas mais interessantes para inscritos atuais e para os visitantes.

Para isso você pode… Criar um vídeo introdutório do canal, um ícone, novas miniaturas para seus vídeos, uma capa bacana, e também organizar algumas playlists do seu canal..

Segue abaixo algumas dicas do que se pode alterar pra melhorar tudo isso 😉

Nome do canal

  • O nome do seu canal é um dos bens mais importantes, afinal, é o nome, a identidade fonética e também é o que aparecerá na pesquisa, em canais sugeridos ou quando alguém estiver assistindo seu vídeo.
  • O nome é diferente do URL do canal. – O URL é aquele link que leva as pessoas para seu canal.
  • Sempre escolha um nome de canal curto, fácil de lembrar e que dê a seu público uma ideia geral sobre ele.

Descrição do canal

  • As primeiras frases da descrição de seu canal aparecem com mais frequência em todo o site. Então, destaque o que há de mais importante.
  • Descreva seu canal de forma objetiva, não enrole.
  • Use palavras-chave relevantes na descrição. – Nesse ponto da leitura você já deve ter notado que precisa utilizar palavras-chave em tudo que envolve o Youtube.
  • Inclua sua programação de envios. – É muito bom o espectador saber quando tem vídeo novo, saber que você tem um compromisso com seu canal, isso gera uma melhor fidelidade e um melhor acompanhamento.

Ícone do canal

  • Para o ícone, envie uma imagem quadrada e de alta resolução (800 x 800 px) que possa ser identificada em resoluções bem menores. Essa imagem será o ícone de seu canal em todo o YouTube.
  • Caso possua texto, utilize ele de forma bem reduzida, pois ele pode ficar ilegível em algumas telas menores.

Arte do canal

  • Crie uma arte do canal personalizada e visualmente atrativa. Use a ferramenta Arte do canal para decidir como a imagem aparecerá no computador, em celulares e na TV. Lembre-se sempre que “menos é mais”, então tente manter sua imagem de forma simples e que represente sua marca. – Esse é um bom local para incluir sua programação de vídeos também.
  • A arte do canal deve refletir a personalidade de seu canal. Faça com que o público sinta que estão conectados com uma pessoa ou personagem e não apenas uma marca ou empresa. – sabe aquele amor por algo? Semelhante ao que algumas pessoas tem pela Apple? Bom, é isso.
  • Adicione links de mídias sociais e websites na guia “Sobre”. Esses links também podem ficar expostos para ajudar a manter sua presença na web.
  • Confira a aparência de seu canal na pesquisa, em canais relacionados e na página do canal. O ícone, o nome e a arte de seu canal o descrevem bem para possíveis fãs?

capa-malena otimizar canal youtube

“Fala povo bonito”. A Malena 0202 deixa claro na imagem de sua capa que o canal se trata de games e também, deixa visível para seus inscritos e visitantes os horários que saem novos vídeos.

capa-nerdologia otimizar canal youtube

Mais um exemplo de capa que deixa claro o horário dos vídeos é do canal Nerdologia, notar que ambos canais utilizam a guia à direita para levar os usuários a curtirem suas redes sociais.

PS: Há alguns dias produzi um infográfico que pode te ajudar entender melhor os tamanhos da Arte do seu canal do YouTube, e também de outras redes sociais.

Você pode acessar o infográfico aqui -> [Infográfico] Guia de tamanho de imagens para mídias sociais.

Seções

As seções do canal funcionam como a ferramenta de organização principal para canais. Elas são exibidas na página de seu canal e podem conter vídeos, playlists ou canais. Com as seções, os visitantes podem conhecer melhor seu conteúdo, dividido por temas, gêneros ou programas.

  • Muitos espectadores verão apenas as seções exibidas na parte superior do canal e não rolarão a tela. Lembre-se de destacar seu conteúdo mais relevante e interessante na parte superior da página de seu canal
  • As seções também podem conter várias playlists.
  • As seções de playlists podem ser úteis aos criadores que já organizam categorias de vídeos diferentes em várias playlists.
  • Criadores podem promover outros canais por meio de seções na página do canal.
  • Os Canais em destaque são canais selecionados que você promove em sua página do canal.
  • Os Canais relacionados são canais promovidos preenchidos pelo YouTube. As Recomendações são baseadas em canais semelhantes ao seu.
  • Desativar o recurso “Canais relacionados” impede que seu canal seja promovido no posicionamento dos Canais relacionados em outros canais.

divisao-seoes otimizar canal youtube

O canal Porta dos Fundos deixa bem claro as divisões de seções do canal por playlists de vídeos, essa divisão também é notada pois o visual das miniaturas seguem um padrão para cada playlist ou seção do canal.

Enfim

Criar um canal do YouTube dá mais trabalho do que se imagina. Escrever roteiro, gravar o vídeo, editar e postar é só metade do caminho. É preciso trabalhar forte na otimização do canal. E por falar em trabalho, tem pessoas que vivem do YouTube como principal fonte de renda. – Mais isso é um assunto para outro artigo.

Esse artigo foi apenas uma parcela de conhecimento de uma gama enorme de estratégias que podem melhorar seu engajamento no Youtube. Ainda tem muito o que ser estudado e colocado em prática.

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou quer apenas dizer um Olá, não exite em deixar seu comentário ali embaixo.

Compartilhe com seus amigos web celebridades, e até o próximo artigo 😉

 

O que achou do Artigo? Conta aí!

Onde me encontrar