Os 20 melhores bancos de imagens gratuitos

Se tem uma coisa que todo designer, blogueiro, gestor de mídias sociais, jornalista e empreendedores digitais amam, são os bancos de imagens gratuitos!

Atualmente existem diversas opções de bancos de imagens gratuitos, mas convenhamos, nem todos eles tem fotos com boa qualidade para se utilizar no dia a dia.

Nesse post eu separei o que eu julgo serem os melhores bancos de imagens para baixar imagens gratuitamente. Então vamos lá conhecer todos eles!

1 – Unsplash, um dos meus bancos de imagens preferidos

Unsplash, um banco com ótimas fotos

O Unsplash tem sido um dos bancos de imagens que eu mais utilizo diariamente. Ele tem um estilo de fotos mais “tumblr”, imagens bonitas, fotos pessoais mais espontâneas, muitas fotos que servem como background para websites ou postagens de redes sociais, principalmente as postagens que utilizam frases sobre a imagem.

O banco de imagens Unsplash conta com mais de 550mil imagens gratuitas com resoluções altíssimas, além de ter as imagens separadas por coleções, o que facilita encontrar imagens semelhantes. O banco de imagens é atualizado diariamente por milhares de fotógrafos que disponibilizam suas fotos gratuitamente para a comunidade de criadores de conteúdo.

Realmente eu considero o Unsplash um dos melhores bancos de imagens gratuitos que eu já utilizei.

Site: Unsplash

2 – Visual Hunt

visual hunt

Visual Hunt também é um ótimo banco de imagens gratuito que conta com mais de 350 milhões de imagens disponibilizadas gratuitamente. Ele tende a ser um banco de imagens extremamente completo pois utiliza um sistema que reúne as imagens de diversas fontes online e reúne todas em um só local. Por outro lado, por reunir muitas imagens em um mesmo local, pode ser que você leve um pouco de tempo a mais para encontrar imagens realmente bonitas dependendo do termo utilizado na busca. Como o site é em inglês, sempre busque suas imagens utilizando termos em inglês. Em vez de utilizar “carro”, utilize “car”.

Mesmo que este banco de imagens, muitas vezes retorne imagens não tão legais, garimpando bem e escolhendo os termos corretos ele tende a ser um dos mais completos bancos de imagens gratuitos da atualidade, com uma grande variedade de imagens. É muito comum você encontrar várias imagens de outros bancos de imagens no Visual Hunt.

Site: Visual Hunt

3 – Gratisography, um dos bancos de imagens pra lá de diferentão

Gratisography, um banco pra lá de diferente

Gratisography é um banco de imagens gratuito pra lá de estranho. Na verdade, as imagens presentes nele passam por um filtro onde só são escolhidas imagens consideradas criativas e diferentes.

Chega de imagens comuns, as imagens aqui são ligeiramente estranhas e algumas são até editadas para aflorar mais a criatividade das imagens.

Quer fugir do padrão das imagens “politicamente corretas” que você utiliza todos os dias nas suas publicações do Facebook? Então esse é o banco de imagens perfeito para você.

Use com moderação.

Site: Gratisography

4 – Canva

banco canva design

Além de ser um software de design online, o Canva conta também com um banco de imagens gratuito. As fotos fornecidas no banco de imagens do Canva são as fotos gratuitas utilizadas por seu software de edição de imagens online. Inclusive, o software do Canva pode ser uma ótima ferramenta para aqueles desprovidos de habilidade de design e softwares como o Photoshop, por possuir ótimos templates prontos para utilização.

Site: Canva

5 – Pexels

pexels

Pexels já é um banco de imagens gratuito e famoso amplamente utilizado por boa parte dos designers. Assim como o visual Hunt, o Pexels é um banco de imagens que fornece imagens de diferentes repositórios online, onde são adicionados em média 30 fotos nova por semana. Além disso, todas as fotos do Pexels podem ser usadas gratuitamente para uso comercial e não comercial, não há nenhuma atribuição obrigatória do autor ou coisa do tipo para utilização das fotos. O banco de imagens gratuito da Pexels é ótimo para utilizar em suas publicações de blog, e-mail marketing, redes sociais e divulgação de produtos.

Site: Pexels

6. Foodies Feed

banco de imagens gratuito para comidas foodies feed

Como o nome já entrega, o Foodies Feed é um banco de imagens gratuito que conta somente com fotos de comida e culinária. É de dar água na boca navegar nesse banco de imagens.

As fotos de comidas do Foodies Feed são escolhidas para serem fotos mais naturais e totalmente gratuitas para download. Fotógrafos do mundo inteiro compartilham suas fotos com a Foodies Feed com o intuito de tornar o ambiente social um espaço mais bonito, e repleto de fotos profissionais, mais ao mesmo tempo com um ar de fotos naturais.

Site: Foodies Feed

7. Foter

banco de imagens gratuito foter

Foter é um banco de imagens gratuito que conta com mais de 335 milhões de imagens para download. Boa parte das imagens são do site Flickr e algumas delas requerem atribuição do autor para a utilização. Mesmo assim, é possível encontrar muitas imagens boas que podem ser utilizadas livremente em seus projetos. Um segundo ponto negativo que encontrei nesse site foi a resolução das imagens, onde se limitam em sua maioria em 800px de largura, o que complica na utilização das imagens em trabalhos muito grandes.

Devido a essa limitação de tamanho de imagens, a melhor forma de utilizá-las seriam em projetos que não existem uma resolução muito grande de imagem, como em redes sociais, blogs e e-mail marketing.

Site: Foter

8. SO Republic, dos bancos de imagens que só tem comida

bancos de imagens gratuitos, iso republic e foodie factor

ISO Republic é um banco de imagens gratuito com mais de 3 mil fotos para você usar como quiser. Mantido por uma equipe pequena de colaboradores, a ISO Republic oferece as fotografias principalmente para profissionais criativos. Além disso, recentemente eles lançaram mais um site exclusivo para fotos de comida e acrescentaram uma categoria de vídeos gratuitos no site ISO Republic. Vou deixar aqui abaixo todos os links para vocês.

Site: ISO Republic

Site: Foodie Factor (banco de imagens de comida)

Site: ISO Republic Videos

9. Magdeleine

bancos de imagens gratuitos magdeleine

Magdeleine é um banco de imagens gratuito que faz uma seleção de imagens gratuitas da internet e reúne tudo em um só lugar. É realmente uma ótima curadoria de foto feita pelos editores do site. Uma das coisas legais desse site é seu sistema de busca, que possibilita a busca de imagens por cores, tipo de licença, sendo Creative Commons ou que requeira alguma atribuição e por categorias comuns.

Site: Magdeleine

10. Moveast

banco de imagens gratuito oriental moveast

Moveast é um banco de imagens gratuito que reúne fotos orientais! Neste site você irá encontrar muitas fotos de asiáticos e de lindas paisagens orientais como o cento de Tokyo. Todas as fotos do site são Creative Commons, ou seja, você pode usar à vontade sem nenhum tipo de atribuição. A única coisa que me incomodou nesse site foi a falta de uma pesquisa de fácil acesso. O campo de pesquisa fica localizado dento do menu “hambúrguer” do site e os resultados nem sempre retornam o que pesquisamos de forma acertiva.

Site: Moveast

11. Pixabay

bancos de imagens gratuitos creative commons pixabay

Pixabay é um ótimo banco de imagens gratuito e também é muito utilizado por profissionais criativos. O site conta com mais de 1.5 milhões de imagens e vídeos compartilhados pela comunidade Pixabay. As imagens são realmente gratuitas para que você possa utilizar à vontade, além disso, o site tem um campo de pesquisa muito simples de utilizar. Particularmente o estilo de imagens do Pixabay não me agrada muito, mas isso é uma questão de gosto pessoal. Ele tem um estilo muito parecido com imagens que encontramos em bancos de imagens mais tradicionais como o Shutterstock, onde temos a impressão de termos vistos as imagens milhares de vezes na internet ou pelas ruas. São imagens ligeiramente mais comuns e artificiais.

Site: Pixabay

12. Bancos de imagens: StockSnap.io

stocksnap.io

O banco de imagens gratuito StockSnap.io tem uma grande seleção de fotos de alta resolução e livres para o uso. O site também possui um recurso de pesquisa muito útil, facilitando a navegação pelas milhares de imagens disponíveis. Além disso, o site rastreia visualizações e downloads para que você possa encontrar as fotos mais populares disponíveis.

O StockSnap adiciona centenas de imagens diariamente e todas as fotos são liberadas sob domínio público de Creative Commons – sem necessidade de atribuição aos autores para o uso.

Site: StockSnap.io

13. Burst (by Shopify)

banco de imagens gratuito burst por shopify

O Burst é um recurso do Shopify que oferece fotos gratuitas para empreendedores. Algumas fotos são licenciadas sob Creative Commons CC0, enquanto outras se necessitam de atribuições.

O Burst foi lançado para ajudar os empreendedores a criar melhores produtos, sites e campanhas de marketing. Inicialmente a maioria das fotos eram fotos originais que foram tiradas internamente pelo Shopify, mas atualmente você entra muitas fotografias mais genéricas.

Site: Burst

14. Reshot

reshot

Reshot é uma enorme biblioteca de fotos gratuitas escolhidas a dedo que você não encontrará em outro lugar. Construído para startups, freelancers e criadores que estão cansados ​​de fotos bregas. Gratuito para uso comercial e pessoal – sem necessidade de atribuição.

Site: Reshot

15. Freestocks.org

bancos de imagens gratuito freestocks.org

A Freestock oferece uma ampla gama de fotos de alta qualidade, todas lançadas sob o Creative Commons CC0, o que faz delas totalmente gratuitas para qualquer tipo de utilização.

Site: Freestocks.org

16. Picography

banco de imagens gratuito

Picography é um banco de imagens gratuito que contém lindas fotos gratuitas enviadas por Dave Meier e vários outros fotógrafos. Todas as fotos são liberadas sob Creative Commons CC0.

Site: Picography

17. MMT Stock

Bancos de imagens gratuitos: MMT STock

O MMT Stock é um banco de imagens gratuitas de alta resolução fornecidas por Jeffrey Betts. Jeffrey gosta de compartilhar fotos de computadores e espaços de trabalho, além de flores e natureza. Todas as fotos são liberadas sob Creative Commons CC0.

Site: MMT Stock

18. Bancos de imagens: Picjumbo

Bancos de imagens gratuitos: Picjumbo

Picjumbo contém uma coleção de fotos totalmente grátis para seus trabalhos comerciais e pessoais. Novas fotos são adicionadas diariamente de uma ampla variedade de categorias, incluindo negócios, moda, natureza, tecnologia e muito mais.

Site: Picjumbo

19. Bancos de imagens: Kaboom Pics

Kaboom Pics

O Kaboom Pics oferece uma ampla variedade de fotos gratuitas de alta qualidade, incluindo cidade e arquitetura, moda, gastronomia, paisagens e muito mais. As fotos podem ser usadas para fins comerciais.

Site: Kaboom Pics

20. Bancos de imagens: SkitterPhoto

SkitterPhoto

O SkitterPhoto oferece uma ampla variedade de fotos gratuitas e é lançado sob Creative Commons CC0. Todas as imagens são autênticas e criadas pelos proprietários da Skitterphoto.

Site: SkitterPhoto

E chegamos ao final da nossa coleção dos 20 melhores bancos de imagens gratuitos. Pelo menos na minha opinião, é claro.

Além desses, existem muitos outros bancos de imagens disponíveis na internet, entretanto, penso que com essa seleção boa parte do seu problema para encontrar imagens esteja resolvido, caso contrário, comente aqui embaixo que podemos fazer uma parte 2 desse post e acrescentar mais alguns.

Se curtiu, deixa um comentário, compartilha com seus amigos criativos e crie ótimos projetos com essas imagens.

Aproveite e dê uma olhada também no post: 50 Fontes modernas.

Até o próximo post!

Recomendados para você