Como tirar print no PC, notebook, celular ou Mac

Olá! Que tal aprender como tirar print no PC, Notebook ou celular de diversas formas muito úteis para o dia a dia?

Neste artigo irei ensinar o passo a passo de como você pode aproveitar melhor a opção de como tirar print nos seus dispositivos.

Como tirar print no pc, notebook ou celular

Como tirar print no PC

Para tirar Print no computador você pode utilizar a tecla “Print Screen” do seu teclado ou, ainda, utilizar um aplicativo muito útil e com diversas funções para realizar o processo de como tirar print. Irei ensinar primeiro a forma tradicional, e depois, utilizando um programa chamado Lightshot, que permite que além de apenas tirar um print, você consiga escrever sobre ele, criar setas, fazer marcações e compartilhar a imagem com seus amigos por meio de um link. Esse programa tem facilitado muito minha vida no dia a dia.

Como tirar print da forma tradicional

A forma tradicional de tirar print no PC consiste em você abrir uma página, apertar a tecla “Print Screen” do seu teclado (geralmente acima das teclas insert e delete) para salvar a imagem na sua área de transferência, e então, colar a imagem capturada num software de edição como o Paint, ajustar o tamanho e salvar. Veja o passo a passo detalhado abaixo.

Passo 1 – Vá até a página que você deseja tirar print e clique na tecla “PrtScn” ou “Print Screen” no seu teclado. Essa tecla fica localizada na área do teclado onde têm as setas, mas na parte de cima, próximo aos botões delete, end, home e insert.

como tirar print no pc com a tela print screen

Passo 2 – Abra o programa Paint ou outro editor de imagens do seu computador (Gimp, Photoshop, Corel). Para abrir o Paint, clique no botão iniciar do Windows que fica localizado no canto inferior esquerdo da tecla e digite a palavra “Paint” na busca. Quando o ícone do Paint aparecer, basta você clicar sobre ele ou apertar Enter para abri-lo.

como tirar print e colocar no paint

 

Passo 3 – Depois de abrir o Paint, basta você clicar no botão “Colar” para colar seu print no Paint, ou se preferir, executar o atalho de teclado de colar pressionado as teclas Ctrl + V juntas.

como tirar print colar no paint

Passo 4 – Clique no ícone de “disquete” no canto superior esquerdo do Paint para salvar o seu Print no seu computador. Salve ele no formato JPG ou PNG.

Alguns macetes de para tirar Print no Windows

Além dessa maneira, existem outros “truques” para tirar Print da tela do Windows. Veja alguns:

Tirar Print e salvar no HD direto

Para tirar print e salvar direto no HD, você pode pressionar as teclas “Windows” e “Print Screen” ao mesmo tempo. A tecla “windows” se refere à tecla que abre o menu iniciar.

Quando você executa esse processo uma imagem é salva na pasta “Capturas de Tela” que fica localizada na pasta “Imagens” do seu computador por padrão.

como tirar print e salvar na pasta captura de tela

Tirar Print apenas de uma janela, sem pegar a barra de tarefas

Você também pode pressionar as teclas “Alt” e “Print Screen” simultaneamente para salvar uma imagem da sua tela sem que a barra de tarefas do Windows apareça. Neste caso, a imagem fica na sua área de transferência, e como no primeiro processado mostrado aqui, você precisará colar a imagem em um programa de edição como o Paint e depois salvar a imagem.

Tirar Print usando a ferramenta de Captura do Windows

Algumas versões mais recentes do Windows contam com uma ferramenta de captura de tela, e costuma ser um jeito um pouco melhor de ter controle sobre o Print da tela.

Você pode acessar essa ferramenta abrindo o menu iniciar do Windows e pesquisando por “Ferramenta de Captura“. Veja a imagem abaixo:

como tirar print com a ferramenta de captura do windows

Para usar essa ferramenta é muito simples.

Abra a ferramenta e clique em “novo“, então, selecione a área da tela que você quer tirar Print. Após realizar a ação, abrirá uma janela com opções de marcador de texto, copiar para a área de transferência, salvar, apagar ou enviar via e-mail. É uma ferramenta muito útil e talvez uma das melhores formas de “como tirar print”, mas acredite, o melhor ainda está por vir no próximo tópico.

Como tirar Print com o Lightshot

Lightshot é um um software gratuito para tirar Prints disponível para Windows e Mac. O Lightshot possibilita que além de você simplesmente tirar um print, você consiga escrever sobre a imagem, enviar a imagem ao Google para fazer uma pesquisa por outras imagens parecidas, salvar a imagem, copiar para a área de transferência, desenhar traços ou setas sobre a imagem e, ainda, criar um link direto para que outras pessoas possam acessar a imagem, muito útil para o dia a dia de um trabalho no escritório, por exemplo.

Vou mostrar pra você um passo a passo de como tirar print e instalar o Lightshot no seu computador.

Passo 1 – Acesse o site do Lightshot no seguinte link: Lightshot

Passo 2 – Faça download do Lightshot de acordo com o sistema operacional que você esteja utilizando.

como tirar print usando o lightshot

Passo 3 – Instale o Lightshot no seu computador, para isso, basta clicar sobre o programa baixado e executar. Depois, selecione a linguagem e clique “ok“, aceite os termos e clique em “avançar“, aguarde a instalação e pronto, clique em concluir.

Passo 4 –  Para usar o Lightshot é simples, aperte a tecla “Print Screen” do seu teclado e a tela irá dar uma leve escurecida (caso não aconteça, vá ao menu iniciar, procure o Lightshot da busca e abra). Arraste o mouse segurando o botão esquerdo para selecionar a área que você deseja tirar Print. Quando você largar o botão do mouse, abrirá uma janela com algumas opções. Vou te explicar todas elas.

como tirar print e usar as funções do lightshot

Começando pelos ícones de baixo:

Ícone de nuvem: Ao clicar no ícone da nuvem, o Lightshot ira fazer “upload” da sua imagem para um servidor web e irá disponibilizar um link que você pode copiar e enviar para que outras pessoas vejam sua imagem (cuidado pois é uma espécie de servidor público, ou seja, não envie seus nudes ou senhas pelo Lightshot =)).

Ícone de compartilhamento: Permite que você compartilhe o Print direto em suas redes sociais.

Ícone do Google: Sua imagem é enviada para uma pesquisa de imagens do Google, e o Google mostra outras imagens semelhantes ou iguais a suas. É uma ótima maneira de encontrar uma foto em tamanho maior ou detectar algum plágio de um trabalho artístico seu.

Ícone de impressão: Envia a imagem para impressão.

Ícone de copiar: Copia a imagem para a área de transferência, para que você possa colar em algum editor de imagem ou em alguma conversa com seus amigos.

Ícone de salvar: Salva a imagem em um local escolhido por você.

Ícone fechar: Fecha o aplicativo, você também pode usar a tecla “esc” para realizar a mesma função de forma mais rápida.

Vejamos agora os ícones da direita:

Ícone caneta: Permite que você desenhe livremente sobre a imagem usando o mouse.

Ícone linha: Permite que você crie linhas retas sobre a imagem.

Ícone seta: Permite que você crie setas na imagem. Muito bom quando você quer destacar algum detalhe.

Ícone retângulo: Permite que você crie retângulos sobre a imagem.

Ícone marcador: Permite que você destaque parte da imagem com cores com um certo nível de transparência, para que não esconda o conteúdo abaixo, como uma caneta destaque.

Ícone texto: Com ele você pode escrever sobre a imagem.

Ícone cor: Para escolher a cor do texto ou traçados das ferramentas comentadas acima.

Ícone voltar: Para voltar uma ação indesejada.

Bom, essas são as funcionalidades do Lightshot. Tenho certeza que ele é uma das melhores formas de como tirar print no computador, pois possibilita que você realize tarefas de um jeito muito mais fácil durante seu dia a dia.

Como tirar print no Mac

No Mac existem diversas maneiras de como tirar um print, podendo ser da tela inteira, parte dela ou de uma determinada janela ativa. Vou mostrar aqui 4 formas para você.

1 – Tirar print da tela inteira no Mac

Pressionando as teclas command ⌘ + shift + 3, ao mesmo tempo você irá capturar a tela inteira e automaticamente se criará um arquivo na sua área de trabalho chamado “picture” ou “captura de tela.

2 – Tirar print apenas de uma parte da tela no Mac

Pressionando as teclas command ⌘ + shift + 4, tudo ao mesmo tempo você irá notar uma mudança no cursor do mouse que ficará com um sinal “+”.  Crie uma caixa de seleção na área que você deseja tirar o print e solte o mouse. O arquivo vai aparecer na sua área de trabalho.

3 – Tirar print de uma janela específica no Mac

Pressionando as teclas command ⌘ + shift + 4, tudo ao mesmo tempo você irá notar uma mudança no cursor do mouse que ficará com um sinal “+”, pressione a barra de espaço do seu teclado e o cursor irá mudar para uma “câmera”. Então basta você clicar na janela que deseja fazer o print e o arquivo será salvo na sua área de trabalho.

4. Tirar print sem criar o arquivo na área de trabalho do Mac

Você pode acrescentar a tecla “ctrl” junto com os demais atalhos mostrados acima para evitar que se crie um arquivo no Desktop. Desta forma, será preciso que você “cole” o Print em algum programa de edição de imagens, semelhante ao Windows. Ex de atalho: ctrl + command ⌘ + shift + 4.

Continuando nossa saga de como tirar Print, vamos agora para os celulares.

Como tirar Print no celular

Tirar Print no celular é uma tarefa muito simples e útil, principalmente quando queremos salvar alguma informações de forma rápida ou compartilhar algo nas nossas conversas.

A maioria dos Smartphones possuem a mesma forma de tirar Print da tela, que é geralmente, pressionando dois botões ao mesmo tempo, vejamos:

Como tirar print no Android

Em quase todos os celulares com Android, tirar print screen é algo muito simples.

Você só precisa apertar e manter pressionado, ao mesmo tempo, o botão de desligar e o botão de diminuir o volume juntos.

 como tirar print no celular android usando o botão de desligar e volume

Se isso não deu certo, então é porque seu celular é de uma fabricante que tenha uma maneira diferente de como tirar Print, então você pode tentar, apertar e manter pressionado, ao mesmo tempo, a tecla “home” e o botão de diminuir o volume do seu celular.

como tirar print no Android usando os botões home e volume

Se ainda assim não der certo, você tem a opção de segurar algum dos botões inferiores do celular, no modelo “Zenfone” por exemplo, é o botão inferior direito, já em outros, costuma ser o botão “home”. De qualquer forma, a tarefa de tirar Print sempre é realizada pressionando o botão de volume e o botão de desligar ao mesmo tempo, ou, pressionando e segurando uma das teclas inferiores do celular.

como tirar print no zenfone

Como tirar print no Moto G5, G6, X4 ou Z3

Nos novos aparelhos da Motorola foi implementado uma nova função para captura de tela que possibilita que você capture a tela pressionando três dedos simultaneamente sobre a tela. Essa função está presente desde o Moto x4 e nos dispositivos mais recentes.

Para habilitar a função, vá até o aplicativo “Moto“, clique em “recursos” e escolha a opção “Moto Ações” do seu celular. Depois é só ativar a função de “captura de tela rápida” e usar a vontade. Para capturar a tela é só pressionar a tela com três dedos ao mesmo tempo, como na imagem abaixo.

como tirar print no moto g5 g6 z3 e x4

Como tirar print no iPhone

Para tirar Print no iPhone, aperte e mantenha pressionado as teclas “home” e o botão de “travar a tela” simultaneamente e o Print será realizado.

como tirar print no iphone

Alguns iPhones mais recentes possuem a tecla de travar a tela na lateral como na imagem abaixo:

como tirar print nos iPhones 6, 7 e 8

Como tirar print no iPhone X

Com a chegada do iPhone X esse processo mudou um pouco, para capturar a tela do iPhone X mantenha pressionado o botão lateral no lado direito do dispositivo e clique imediatamente no botão de aumentar o volume no lado esquerdo, depois solte os botões.

como tirar print no iphone X

Após realizar esta ação, uma miniatura da captura será exibida no canto inferior do iPhone. Clique na miniatura para que você possa editá-la.

como tirar print e editar no iPhone X

Essas foram as formas de como tirar print em iPhone, agora vamos ver como funciona no Windows Phone também.

Tirar print no Windows Phone

No Windows Phone 8.1, o processo é parecido com os anteriores também. Clique e pressione o botão de desligar do aparelho e a tecla para aumentar o volume simultaneamente.

como tirar print no windows phone

Já no Windows Phone 8, você pode tirar um print pressionando ao mesmo tempo o botão de energia e a tecla Iniciar que possui o  ícone do Windows.

Bom, vamos ficando por aqui. Nesse artigo vimos várias formas de como tirar print independente do dispositivo utilizado.

Por mais que tirar um Print pareça algo extremamente comum, ainda existem muitas pessoas que não conhecem todas as possibilidades que essa função oferece, principalmente durante o dia a dia para facilitar nossa vida.

Espero que você tenha gostado do artigo, deixe seu comentário para fortalecer e conheça mais conteúdos no meu blog.

Grande abraço =)

Recomendados para você