Como configurar um emulador de Super Nintendo no PC (ZSNES)

Chegou final de semana, Faustão passando na TV e então você começa a lembrar de quando jogava Super Mario no Super Nintendo daquele seu “primo rico”. Bom, que tal reviver toda essa emoção nostálgica usando uma emulador de super Nintendo PC?

Eu sempre gostei dos clássicos e até hoje recorro à emulação para jogar Super Nintendo no PC, Bomberman com meus amigos ou Donkey Kong Country com a namorada.

O assunto é mostrar para vocês como reviver os bons tempos configurando um emulador de Super Nintendo completamente no seu PC, além de mostrar onde baixar roms (jogos) de Super Nintendo.

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Como baixar e configurar emulador de Super Nintendo ZSNES no PC?

De cara eu vou recomendar que vocês utilizem o emulador ZSNES que foi o pioneiro e é um dos melhores emuladores de Super Nintendo.  A interface dele é bem tranquila, você precisa apenas baixá-lo, extrair em algum local de sua preferência e colocar as roms dentro de uma pasta de sua preferência. Particularmente eu recomendo que você crie uma pasta chamada “roms” ou “jogos” na pasta que foi extraído o emulador de Super Nintendo para facilitar a busca pelos jogos.

Conheça algumas funções do emulador ZSNES

  • Filtro de Smoothing e anti-aliasing, para suavizar os frames e deixar os games menos “pixelados”;
  • Possibilidade de tirar prints do jogo durante o game (para você postar no Facebook com a legenda “nostalgia”);
  • Possibilidade de salvar o progresso do jogo e depois carregar de onde você parou;
  • Dizem que há possibilidade até de gravar vídeos jogando, mas isso eu ainda não testei;
  • Reza a lenda que a capacidade sonora do emulador ZSNES é melhor do que o áudio original do Super Nintendo;
  • E suporta Game Genie, Pro Action Replay e GoldFinger, que são “trapaceadores” para aqueles que são mais fora da lei;
  • Pode ser jogado em até 4 jogadores, inclusive, recomendo que você compre 4 controles genéricos e jogue Super Bomberman com 4 amigos. É muito hilário.

Como instalar o emulador de Super Nintendo ZSNES?

Isso é fácil, vamos ao passo a passo.

1 – Primeiro você faz download do emulador no seu computador, que você pode baixar clicando aqui. (Essa versão é a mais recente, 1.51)

2 – Agora você precisa descompactar esse emulador de Super Nintendo em uma pasta de sua preferência usando algum software para descompactar como o Winrar. Para isto basta você colocar o arquivo na pasta que você quer, clicar com o botão direto do mouse e selecionar “Extract Here” ou “Extrair Aqui”.

extrair o emulador de super Nintendo zsnes na pasta de sua preferência

3 – Após extrair o emulador de Super Nintendo, abra a pasta que foi criada e o emulador estará lá, prontinho para ser utilizado. Dê dois cliques e aceite a mensagem, quando o emulador abrir, irá aparecer uma mensagem para apertar a “barra de espaço” para continuar. Aperte e o emulador abrirá. Bom, mas e agora? Agora faltam os jogos, configurar um controle, configurar o vídeo, etc.. Então vamos por partes.

* Caso apareça apenas um quadrado preto ou uma tela roxa, aperta alt + Enter para o emulador ficar em tela cheia.

Como configurar o teclado ou joystick para jogar Super Nintendo no PC?

1 – Clique em”config” depois clique em “input” para abrir a tela de configuração.

2 – A lista é separada em janelas representadas por “hashtags“. #1 é o controle 1, #2 é o controle 2 e assim sucessivamente, até 4 jogadores. Você terá que configurar 1 por vez caso queira jogar em mais de uma pessoa.

3 – Para começar a configuração, clique em Keyboard/Gamepad na lista e depois no botão “SET KEYS“.

como configurar o controle no emulador de super Nintendo Zsnes

4 – Uma janela irá aparecer pedindo para que você pressione o botão que será o botão correspondente aos do controle de Super Nintendo. Por exemplo, se na imagem aparecer para você clicar “B”, você pressiona a sua tecla do teclado ou do Joystick que representará a tecla “B” no seu controle. Além disso, você tem algumas opções de configurar botões “turbo” caso seu controle tenha botões sobrando, mas não são necessários.

Como colocar jogos no emulador de Super Nintendo

Bom, inserir jogos é relativamente simples, basta você baixar e extrair na pasta onde o emulador está ou em outra pasta de sua preferência. Cada jogo tem aproximadamente 3Mb, que seria mais ou menos o tamanho de uma música.

Existem vários sites para baixar roms de Super Nintendo, aqui deixarei três sites para que você possa baixar alguns e seguir com nosso guia:

Emulator.Games

Romsmania

Freeroms (nesse site, ao entrar na página de um jogo, espere o tempo acabar para que você faça download pelo link direto e não baixe nenhum arquivo executável sem querer)

Se você pesquisar, você encontra facilmente pacotes de roms completos no YouTube ou em grupos de Facebook relacionados com emulação de games.

Como carregar um jogo no Emulador de Super Nintendo

Agora que você já baixou algumas roms de SNES, chegou a hora de carregar o jogo e começar a brincar. Para carregar um jogo você precisa fazer esses passos:

1 – Clique no menu “game” e depois em “load“;

2 – Se você colocou os jogos na mesma pasta do ZSNES você verá todos eles na lista ao lado, caso você tenha extraído em uma outra pasta, você terá que clicar nos “..” pontinhos e navegar pelas pastas do seu computador até a pasta que você colocou as roms de snes.

3 – Clique duas vezes sobre o nome do jogo ou selecione e clique “enter” para abrir o jogo e começar a jogar.

como carregar um jogo no emulador de super Nintendo ZSNES

* Caso ocorra algum erro, certifique-se que o arquivo do jogo baixado foi descompactado e se as roms estão no formato “.smc” ou “.fig”.

Algumas dicas sobre o ZNES

  • Para sair do jogo basta apertar a tecla “Esc” e abrir o menu. Caso queira voltar ao jogo aperte “Esc” novamente.
  • Clique e segure nas áreas em “azulentre os menus (game, config, etc) para mover a janela do emulador de Super Nintendo para outro local da sua tela.
  • Ao clicar “alt + Enter” você coloca o emulador em tela cheia, se você apertar novamente ele volta para o modo janela.

Como configurar o vídeo do emulador de Super Nintendo

Clicando em “config” e depois em “video” você irá para a tela de “modos de vídeo” que serve para você ajustar o tamanho da tela do emulador de Super Nintendo. As resoluções mais recomendadas para computador são 640 x 480, 768 x 672, 800 x 600 e 1024 x 768. Eu recomendo que você utilize a resolução 800×600 DS F ou 800×600 DR F (se você não gostar da tela esticada). Para entender mais sobre essas letras, veja abaixo a legenda:

como configurar o vídeo no emulador de Super Nintendo zsnes

  • W – Para jogar em modo janela;
  • F – Para jogar em Full Screen;
  • D – Habilita os efeitos que você pode aplicar na janela de efeitos, como o smoothing;
  • S – Para “esticar” a tela, visto que geralmente os games foram desenvolvidos em telas mais quadradas;
  • R – Para manter a proporção original dos jogos de 8:7, que é uma resolução de tela mais quadrada.

Porque não usar resoluções superiores à 800×600? Bom, isso poderia deixar o emulador mais lento e causar erros, além de que seria apenas um “zoom” que não iria melhorar a qualidade do vídeo dos jogos.

Erro de tela do emulador ZSNES no Windows 10

Após uma recente atualização do Windows 10 começou a ocorrer um erro ao tentar colocar o emulador em tela cheia, onde a tela fica preta e depois volta a resolução anterior. Para corrigir isso, clique com o botão direito no ícone do emulador ZSNES, vá em propriedades, depois compatibilidade e marque a opção “Desabilitar otimizações de tela inteira“, aplique e abra novamente o emulador.

corrigindo erro no windows 10 do emulador de super nintendo zsnes

Configurando os filtros de tela do ZSNES

O ZSNES conta com alguns filtros renderizadores de tela para melhorar o gráfico dos jogos. Aperte alt + Enter para colocar ele em tela cheia e esteja com o modo de vídeo definido em 800×600 DS F para que você consiga usar os filtros. Abaixo uma explicação sobre eles:

Mecanismo 2xSai: Efeito de “smoothing” nos pixels de forma diagonal na tentativa de arredondar as arestas.

Super Eagle: O mesmo que 2xSai, mas com um desfoque menor e nem todas as bordas são arredondadas.

Super 2xSai: É a combinação dos filtros Super Eagle e 2xSai.

Interpolação: Um filtro de desfoque básico.

Filtro HQ: Aumenta as cores pretas e brancas nos contornos e “mancha” os gradientes (parecido com o filtro “Smart Blur” do Photoshop).

Filtro NTSC: É um filtro que simula uma televisão antiga, com direito até a TV “piscando”. É um filtro super nostálgico.

Brinque com os filtros e veja os que você mais curte!

Como salvar o progresso de jogos no emulador de Super Nintendo

Uma das ótimas funções do emulador de Super Nintendo que não existia na época do console é de poder salvar o jogo em qualquer lugar, inclusive, naquele momento em que você acabou de passar por um chefe difícil e não tem local de save por perto no jogo. Para salvar o jogo é simples:

1 – Durante o jogo, abra o menu apertando “Esc”, clique no menu “game” e depois em “SAVE STATE”. Pronto, você salvou o jogo.

2 – Para voltar o jogo de onde você salvou, abra o menu novamente e selecione “OPEN STATE”.

3 – O emulador de super Nintendo ZSNES permite salvar 10 “states” diferentes um único jogo. Para escolher o slot para salvar, clique no menu game e depois em “PICK STATE” e então, escolha o slot que deseja usar.

salvar state do jogo no emulador de super nintendo zsnes

* Para facilitar, você pode salvar o jogo no “state” definido apertando a tecla F2 e carregar o jogo apertando a tecla F4.

* Você também consegue salvar apertando a tecla F3 durante o jogo e usando as teclas para mover até o slot que você deseja usar para salvar o jogo.

Considerações finais sobre o ZSNES

O ZSNES, além de ser pioneiro entre os emuladores de Super Nintendo e mesmo sendo descontinuado em 2007, ainda é um dos melhores emuladores da atualidade.

Neste guia eu expliquei os passos mais importantes para que você consiga jogar seu Super Mario World no computador, mas ainda há muito mais opções avançadas que eu não me aprofundei nesse guia. Mesmo assim, vou explicar de forma mais abrangente algumas delas para que você possa explorar melhor esse super emulador!

Você pode capturar imagens dos seus jogos usando a tecla F1 para abrir as “Misc Options” e apertar “enter” em “save snapshot“. Isso salvará uma imagem em Bitmap na pasta do emulador, mas você pode mudar o formato para PNG na última opção do F1 (Misc Options).

Ainda em “Misc Options” você pode salvar a música que está tocando no jogo clicando em “Save SPC Data“. O arquivo irá para a pasta do emulador.

Clicando na seta ao lado esquerdo do menu “game” você vê quais foram seus últimos 10 jogos jogados do emulador de Super Nintendo.

Pressionando a tecla “~” você aumenta a velocidade dos jogos , o que pode ajudar nos jogos com gameplays mais demorados. No menu “Game Keys” é possível configurar as teclas para aumentar ou diminuir a velocidade.

Você pode habilitar Mouse SNES e a Super Scope no menu de dispositivos.

Você pode inserir cheats, clicando no menu “cheat” e depois em “add code“. Adicione o código sem espaços na caixa “Enter code” e pressione a tecla “Tab“. Depois coloque uma descrição para o código e clique no botão “ADD“. Depois basta reiniciar o jogo e jogar com o cheat usado. Para encontrar esses códigos você pode pesquisar no google por “game genie“.

No menu “Netplay” é possível você jogar online com seus amigos. Para isso vocês precisarão dos “IPs” um do outro e torcer para que não haja bloqueio de Firewall em um dos PCs/Internet.

Bom, eu espero que você realmente tenha gostado desse guia de configurar esse emulador de Super Nintendo!

Deixe seu comentário, compartilhe com os amigos que nasceram na década de 80 e 90 e seja feliz jogando esses clássicos nostálgicos.

Ah.. E antes de sair, dá uma passadinha no meu Blog.

Recomendados para você