Entenda o significado das cores e como elas funcionam na nossa cultura

A cor está ao nosso redor, é importante conhecer o significado das cores, principalmente se você trabalha em alguma área criativa.

Querendo ou não, a cor desempenha um grande papel em nossa vida cotidiana. Aquela placa de trânsito amarela que você viu na estrada hoje chamou sua atenção por algum motivo. Aquele produto que você comprou no mercado, embora fosse um pouco mais caro que os outros também te chamou atenção por algum motivo, você pode ter sido atraído pelas cores da embalagem.

A cor está presente até linguagem. Às vezes dizemos que as pessoas estão “ficando vermelhas” quando estão envergonhadas ou com raiva. A cor tem uma conexão única com nossos humores e emoções.

Mas é importante notar que nem todo mundo pensa ou experimenta a cor da mesma maneira. O significado das cores pode ser variado de acordo com as culturas e grupos sociais.

Vamos dar uma olhada e conhecer o significado das cores comuns associados a nossa cultura:

Conheça o significado das cores

Significado das cores: Vermelho

significado das cores vermelho

Significados principais: O vermelho pode comunicar muitas coisas dependendo do seu contexto. O vermelho está associado ao fogo, podendo representar calor – ou perigo. Como o vermelho também é a cor do sangue, em alguns casos o uso dele pode representar algo violento. A cor vermelha também é uma cor viva e enérgica, o que pode até fazer parte de coisas mais divertidas. Além disso, o vermelho também costuma ser utilizado quando tratamos de assuntos relacionados ao coração, como amor, paixão e romantismo.

Significados alternativos: Em algumas culturas orientais, o vermelho simboliza boa sorte e prosperidade, além de ser a cor usada pelas noivas no dia do casamento. Em todo o mundo, o vermelho tem sido associado a vários movimentos políticos e simbolizou a revolução.

Nas marcas: O vermelho frequentemente comunica força, confiança e poder. Além de quase sempre fazer parte das marcas de fast food quando combinado com a cor amarela.

Significado das cores: Laranja

significado das cores laranja

Significados principais: O laranja também é uma cor ardente, combina com o calor do vermelho e com a alegria do amarelo para uma paleta de cores que comunica energia e otimismo. Também está associado à safra ou o outono.

Significados alternativos: Na Índia, o açafrão, uma planta com certo tom amarelado de laranja, é considerado sagrado. No Japão, laranja é a cor que simboliza o amor.

Nas marcas: Laranja geralmente representa juventude e criatividade. O ouro, que é um tipo de laranja ou amarelo, dependendo do seu tom, é um símbolo de luxo ou de alta qualidade.

Significado das cores: Amarelo

significado das cores amarelo

Significados principais: Como a cor do sol, o amarelo muitas vezes comunicar felicidade, alegria e simpatia. Também pode sinalizar aviso ou atenção em determinados contextos. Algumas variações (especialmente amarelos mais ‘desbotados”) podem parecer algo doente ou desagradável. Historicamente o amarelo foi muito associado com doenças ou “quarentenas”.

Significados alternativos: Em algumas culturas orientais e asiáticas, o amarelo está associado à realeza ou ao alto escalão. Em partes da África e da América Latina, o amarelo é a cor tradicional do luto.

Nas marcas: O amarelo puro/brilhante faz um ótimo trabalho de atrair atenção, mas pode ser visualmente perturbador ou mesmo difícil de ver (como por exemplo um texto branco contra um fundo amarelo brilhante ou vice-versa) se não for usado com cuidado. Além disso, como já citado acima, a cor amarela é muito utilizado em ramos alimentícios de fast food.

Significado das cores: Verde

significado das cores verde

Significados principais: Verde é a cor da natureza, vida vegetal e crescimento. Como tal, comunica frequentemente saúde ou uma qualidade “natural”. Verde escuro pode representar riqueza (ou qualquer coisa relacionada a dinheiro) esperança e estabilidade.

Significados alternativos: Entre as culturas que praticam o Islã, o verde é uma cor sagrada. O verde também é associado à Irlanda e, por conta do Dia de São Patrício e a trevos de quatro folhas.

Nas marcas: Marcas ou produtos que querem parecer “verdes” (no sentido de natural, saudável, sustentável, ambientalmente amigável, orgânico, etc.) frequentemente usam cores inspiradas na natureza, como verde e marrom.

Significado das cores: Azul

significado das cores azul

Significados principais: A cor do mar e do céu, o azul, muitas vezes comunica qualidades pacíficas e limpas. Ao contrário das cores mais energéticas e mais quentes, o azul é visto como calmante. Em alguns contextos, pode representar tristeza ou depressão.

Significados alternativos: Na cultura do Oriente Médio, o azul tradicionalmente representava proteção contra o mal. Por conta de sua associação com o céu, o azul simboliza a imortalidade e / ou espiritualidade em muitas culturas. Há muitos anos atrás, houve uma época onde os pintores utilizaram muito o azul em suas obras para transmitir a tristeza.

Nas marcas: O azul é amplamente utilizado e é uma das cores mais versáteis. Geralmente é usado para comunicar confiabilidade, segurança e estabilidade. Azul escuro ou azul marinho é uma escolha particularmente popular para contextos corporativos, uma vez que é percebido como tendo qualidades profissionais, conservadoras e sérias. Além disso, o azul se tornou uma cor amplamente social por ser utilizado nas principais redes sociais como o Facebook, Twitter e LinkedIn.

Significado das cores: Roxo, lilás ou violeta

significado das cores roxo

Significados principais: O roxo é tradicionalmente associado à realeza, majestade ou honra. Pode também ter conotações espirituais/místicas ou religiosas.

Significados alternativos: Em muitas culturas ao redor do mundo, roxo representa nobreza ou riqueza; no entanto, na Tailândia e em partes da América do Sul, a cor está associada ao luto.

Nas marcas: Tons mais escuros de roxo, muitas vezes ainda simbolizam luxo ou opulência, enquanto tons mais claros/brilhantes podem se deparar com feminino ou infantil. Entretanto, ultimamente grandes marcas tem utilizado o roxo como uma forma de mostrar a criatividade e uma forma de diferenciação do comum. Como é o caso da marca de cartões de créditos, Nubank.

Significado das cores: Preto

significado das cores preto

Significados principais: Assim como o vermelho, o preto tem muitos significados (às vezes opostos). Pode representar poder, luxo, sofisticação e exclusividade. Por outro lado, pode simbolizar a morte, o mal ou o mistério. No vestuário, o preto geralmente comunica a formalidade ou o luto (como a cor tradicionalmente usada nos funerais).

Significados alternativos: Em algumas culturas asiáticas e latino-americanas, o preto é considerado uma cor masculina. No Egito, o preto significa renascimento. Em muitas culturas, a cor está associada a magia, superstição ou má sorte – ou, similarmente, ao inexplicável ou desconhecido.

Nas marcas: O preto é tão amplamente usado que é quase neutro, embora ainda possa comunicar os significados acima dependendo do contexto. Muitos designs são simplesmente em preto e branco, seja uma escolha deliberada ou apenas para economizar dinheiro na impressão em cores. As cores sempre parecem mais brilhantes e mais intensas contra o preto. Muitas marcas também usam o preto para transmitir formalidade e luxo, se utilizado com um pouco de prata ou dourado.

Significado das cores: Branco

significado das cores branco

Significados principais: Como a cor da luz e da neve, o branco geralmente representa pureza, inocência, bondade ou perfeição (e é tradicionalmente usado pelas noivas), mas também pode parecer rígido ou estéril. Aqui no Brasil é a cor do ano novo, da paz.

Significados alternativos: Na China, o branco é a cor do luto. Representa a paz em muitas culturas – uma bandeira branca é um símbolo universal de trégua ou rendição.

Nas marcas: O branco frequentemente comunica simplicidade ou uma qualidade limpa e moderna. Designers que buscam uma estética minimalista frequentemente usam muito branco nos seus projetos.

Como usar a cor nos projetos

Adicionar cores em um projeto envolve um pouco mais do que escolher dois ou três tons e dividi-los em partes iguais. A aplicação efetiva de cores a um projeto de design tem muito a ver com o equilíbrio – e quanto mais cores você usa, mais complicado é alcançar o equilíbrio. Por isso é extremamente importante que você conheça o significado das cores e a quantidade correta de cada uma delas em uma composição.

Uma maneira fácil de pensar nesse conceito é dividir suas opções de cores em cores dominantes e cores secundárias, de menos importância. A cor dominante será a mais visível e mais usada, enquanto uma ou mais cores secundárias complementarão e equilibrarão essa cor principal.

Uma regra comum para se criar uma paleta de cores, é usar três cores dividindo em diferentes proporções. Essa é a regra 60-30-10. Essa abordagem é frequentemente usada no design de interiores, mas também pode ser aplicada com eficácia a projetos diversos.

Você simplesmente faz sua cor principal representar 60% da cor do projeto, enquanto duas cores secundárias usam os 30% e 10% restantes. Obviamente, neste caso o significado das cores que possuem uma maior porcentagem vai ficar muito mais presente no projeto.

Uma boa analogia para entender como isso funciona é imaginar o terno de um homem: O paletó e a calça representam 60% da cor da roupa; a camisa é responsável por 30%; e a gravata oferece um pequeno toque de cor a 10% – criando uma aparência equilibrada e polida.

Outra maneira de manter sua paleta de cores simples e equilibrada é usar tons e matizes (ou versões mais claras e mais escuras de um matiz escolhido). Dessa forma, você pode expandir suas opções de cores sem sobrecarregar seu design com um arco-íris de cores. Isso também é chamado de “monocromático”, onde você utiliza várias tonalidades das mesmas cores.

Como a cor é utilizada no marketing e nas marcas

O reconhecimento de uma marca está fortemente ligado à cor. Pense na Coca-Cola ou no Facebook, aposto que você pode nomear imediatamente as cores às quais essas marcas estão associadas. Quando pensamos no significado das cores lembrando dessas marcas, percebemos que o vermelho da Coca-Cola sempre vem recheado de fraternidade e amor entre famílias, enquanto o azul do Facebook, transmite um pouco de corporativismo e interação social.

Um estudo da Universidade de Winnipeg, intitulado “Impacto da cor no marketing”, descobriu que os julgamentos iniciais das pessoas sobre os produtos são baseados principalmente em cores (com cerca de 60 a 90% da avaliação, e que leva apenas 90 segundos). Isso significa que, no design, a cor não é apenas uma escolha artística, mas também uma importante decisão comercial que afeta tudo, desde a percepção do consumidor sobre uma marca até as vendas do produto.

No entanto, ao escolher um esquema de cores para o seu logo ou marca, você não precisa se ater a nenhum método tradicional, simbólico ou estereotipado. Não há um processo infalível ou regras rígidas quando se trata de cores. O mais importante é que a cor e como ela é usada dentro de uma marca é uma boa opção para a personalidade e o contexto de mercado de uma marca. Para ter um pouco de inspiração, visite o site BrandColors, um site que compilou as cores utilizadas por marcas famosas do mundo todo.

Existem pessoas que se especializam em estudar coisas como a teoria das cores e a psicologia ou neurociência da cor, que são assuntos complexos que se situam entre a arte e da ciência. Mas essa dinâmica é parte do que torna o significado das cores tão interessante e uma ferramenta tão eficaz no mercado. Embora este artigo seja muito raso sobre significado das cores, espero que ele faça você pensar nas cores de uma maneira diferente, e como ela pode mudar a forma de ver o mundo e as marcas no nosso cotidiano.

Leia também: 50 fontes para deixar seu design com uma cara mais atual

Recomendados para você